Qual a Diferença Entre POS e TEF?

Postado por Willi 11/01/2017 0 Comentários Automação Comercial,

Aceitar cartões de crédito e débito tem se tornado indispensável para estabelecimentos comerciais. Para que isso aconteça, o varejista precisa contar com uma tecnologia para leitura e transmissão dos dados financeiros, e os mais comuns são o POS (Point of Sale – ponto de venda) e o TEF (Transferência Eletrônica de Fundos). No entanto, poucos conhecem as diferenças entre as duas soluções. Entenda as características de cada uma delas:

 

LEIA TAMBÉM: ÍNDICE DE PROTEÇÃO PARA DISPOSITIVOS


POS – Point of Sale
O que é: Solução mais conhecida como maquininha de cartão portátil, aquela que o garçom leva até a mesa junto à conta. O equipamento é fornecido pelas redes adquirentes ou agências bancárias.


Características: A principal diferença é que cada máquina funciona apenas com uma rede, por exemplo, Rede, Cielo, Elavon, Getnet, ou seja, o estabelecimento só aceita cartões operados por sua fornecedora. 
A comunicação dos dados é realizada por linha discada ou por rede de celular (POS GPRS), e o POS não depende de nenhuma outra infraestrutura para funcionar. A própria máquina imprime o recibo, e quando há algum problema ou defeito, o adquirente precisa ser acionado para consertar ou substituir o produto.


Vantagens: O POS tem preço atrativo, caso o estabelecimento consiga trabalhar apenas com uma maquininha. É fácil de usar, já que o sistema é bastante intuitivo, e a mobilidade é um grande diferencial, que permite ser enviada até a casa do cliente, para quem trabalha com delivery.


Desvantagens: O POS é mono-adquirente, ou seja, só funciona conectado a uma única rede adquirente. Não captura diversas bandeiras regionais, o que obriga o varejista a contratar um POS específico para cada rede. Isso dificulta a conferência das vendas, pois requer que o varejista guarde os recibos comprovantes das transações para somá-los ao final do dia. Isso pode ser um grande problema caso o volume de vendas no cartão seja muito alto. Também não faz conciliação de vendas, que é a comparação dos valores registrados em caixa com aqueles processados pelo adquirente.


TEF – Transferência Eletrônica de Fundos
O que é: Esta tecnologia é frequentemente confundida com o POS, pois o cliente mais leigo apenas vê uma parte dela, o pinpad – máquina onde o cartão é inserido e a senha é digitada, parecida com a do POS, mas geralmente fixada no caixa. O TEF é muito comum em supermercados, farmácias e varejistas com elevado volume de vendas no cartão (acima de R$30 mil por mês), por conta da maior facilidade para controlar as vendas. No entanto, recentemente o TEF está se popularizando até mesmo entre varejistas de menor porte, em função da redução do seu custo de implantação.


Características: O TEF é um software que captura as transações e as envia para a rede adquirente via internet ou links dedicados. Fica instalado no computador do caixa no estabelecimento comercial, em que o pinpad também fica conectado. O TEF permite que o varejista aceite uma variedade grande de cartões, pois é multiadquirente. Caso apresente um problema, o estabelecimento deve acionar o fornecedor da solução ou assistência técnica especializada.


Vantagens: Investimento mais econômico para o estabelecimento que utiliza várias maquinetas POS, por aceitar uma grande diversidade de bandeiras, ou até para varejistas que contam com vários caixas. Facilita a conciliação de vendas e não requer que o varejista guarde recibos comprovantes de cada transação.


Desvantagens: Não permite mobilidade para aceitação de cartões e exige uma conexão de Internet para funcionar. Geralmente requer a contratação de vários fornecedores (software de TEF, pinpad, assistência técnica), mas há empresas que fornecem a solução de forma integrada.

Etiquetas: Frente de Caixa POS TEF

Deixe um comentário

Chat

Fala com nosso atendente

LiveZilla Live Chat Software

Contato

Use nosso formulário de contato

Email

Se preferir envie email para comercial@automaclick.com.br

Televendas

(11) 3181-9151 (não atendemos revendas) - seg a sex - 9h às 18h

Whatsapp

(11) 94457-4067 - seg a sex - 9h às 18h