Quais as Principais Partes de Uma Impressora Térmica

Postado por Willi 16/01/2017 1 Comentários Impressoras,

Basicamente as impressoras de etiquetas funcionam todas iguais. Por causa disso, há algumas características que são inerentes a todas as impressoras de código de barras térmicas. Confira abaixo esses pontos principais.

 

LEIA TAMBÉM: IDENTIFICADOR DE NOTAS FALAS

 

Cabeça de Impressão

A cabeça de impressão é constituída por uma série de elementos de aquecimento. Cada elemento individual é chamado de ponto. Quando a etiqueta passa sob a cabeça de impressão os pontos são aquecidos e esfriam-se muito rapidamente. Vale lembrar que a cabeça de impressão é um item consumível, logo terá de ser substituída ao longo do tempo.

A vida útil da cabeça de impressão é diretamente ligada ao volume de impressão, ambiente em que a impressora fica instalada, qualidade dos suprimentos e manutenção preventiva.

 

Rolete de Impressão

O rolete de impressão, é o rolo de borracha que fica abaixo da cabeça de impressão e tem basicamente a seguinte função:

Criar pressão entre o papel, ou papel e ribbon com a cabeça de impressão para puxar as mídias e realizar a impressão.

 

Barra de Tear Off

A barra de tear off, ou barra de corte de corte é o plástico ou barra de metal localizado logo a frente do rolete de impressão. Ele nada mais é do que uma borda em linha reta para que a etiqueta impressa seja destacada.hg

 

Sensores de Mídia

Basicamente existem dois sensores de mídia, o transmissivo e o reflexivo:

Sensor Transmissivo: A maioria das etiquetas tem uma lacuna, ou um gap entre cada etiqueta. Neste caso, a impressora utiliza um sensor transmissivo ou como alguns chamam, sesor de gap. Este sensor emite uma luz na etiqueta, enquanto outro sensor mede a quantidade de luz que está chegando. Mais luz é o espaço entre as etiquetas, isso faz com que a impressora calibre e saiba onde é o início e o fim de cada etiqueta.

Sensor Reflexivo: O segundo tipo de sensor é um sensor refletor ou sensor de marca. Esse sensor é utilizado com etiquetas que possuem marca preta no verso. Com este sensor, a "luz" é emitida e quando bate na marca preta muda o nível de reflexão, fazendo com que a impressora saiba onde é o início e fim das etiquetas

 

Interface de Comunicação

As insterfaces de comunicação são as responsáveis por interligar as impressoras aos computadores ou em alguns casos a dispositivos móveis, como tablets, smarthphones e Coletores de Dados. As principais interfces utilizadas por impressoras de mesa e industriais são: Paralela, USB, Serial e Ethernet. As impressoras portáteis normalmente possuem interfaces sem fio sendo Bluetooth e Wi-Fi.

 

As impressoras possuem ainda diversos componentes, mas basicamente estes são os principais.

1 Comentários

Joao sidinei gross:
19/06/2023, 08:13:35 PM
Responder

Trabalho com impresdora de tivkets estacionamento e estou com problemas. Sera que consigo um rolete conpTivel com minha impressora Impressora caution. Obrigado

Deixe um comentário

Chat

Fala com nosso atendente

LiveZilla Live Chat Software

Contato

Use nosso formulário de contato

Email

Se preferir envie email para comercial@automaclick.com.br

Televendas

(11) 3181-9151 (não atendemos revendas) - seg a sex - 9h às 18h

Whatsapp

(11) 94457-4067 - seg a sex - 9h às 18h